Redes Sociais

Selo Excelência

O MP do Pará. O ‘Raízes Sustentáveis’. O Selo Excelência Ambiental. O César Mattar. A Alexssandra Mardegan e a Josélia Barros

Publicado

em

O programa Raízes Sustentáveis do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), recebeu, na semana passada, o Selo de Excelência Ambiental do Conselho Nacional do Ministério Público. A entrega ocorre em celebração à inovação e ao comprometimento com a preservação do meio ambiente, e reuniu 27 projetos realizados pelo Ministério Público brasileiro. O procurador-geral de Justiça César Mattar Jr., e as promotoras de Justiça de Marabá, Alexssandra Muniz Mardegan e Josélia Lopes Barrosrepresentaram o MPPA na cerimônia. O evento foi promovido pela Comissão do Meio Ambiente (CMA), na sede do CNMP, em Brasília.

Os 27 projetos compreendem 18 apresentados no programa Diálogos Ambientais, quatro iniciativas de destaque em 2024, três destaques em tecnologia e dois projetos de excelência do Ministério Público do Trabalho. O projeto Raízes Sustentáveis foi reconhecido na categoria Diálogos Ambientais, no eixo “Proteção Verde: Estratégias para combater o desmatamento ilegal e recuperar áreas degradadas”.

Durante a abertura do evento, a conselheira e presidente da CMA, Ivana Cei, enfatizou a importância da 1ª edição do Selo de Excelência Ambiental. “Hoje não apenas celebramos a excelência e o comprometimento de nossos membros com a causa ambiental, mas também consolidamos importantes parcerias e lançamos iniciativas transformadoras”, afirmou. Segundo ela, o selo não é apenas uma homenagem formal, mas um símbolo do esforço incansável de profissionais que desenvolvem soluções efetivas para a proteção do patrimônio ambiental do país.

Raízes Sustentáveis – O Programa “Raízes Sustentáveis”, idealizado pelos membros da Promotoria Agrária de Marabá, Alexssandra Muniz Mardegan, Josélia Lopes e Erick Fernandes, em 2023, tem objetivo de promover o fortalecimento da agricultura familiar na terceira região agrária do Pará, abrangendo 23 municípios do sudeste paraense.

Selo de Excelência Ambiental – Na categoria destaques 2024, a CMA reconheceu quatro ações que se destacaram pela relevância e impacto, incluindo o enfrentamento à mineração ilegal, a Plataforma Semente, e iniciativas de conservação e restauração da diversidade florestal. Na categoria Diálogos Ambientais, 18 projetos tiveram reconhecimento nos seguintes eixos: Desastres Socioambientais, Gestão de Resíduos, Proteção Verde, Preservação e Licenciamento, Medidas Eficazes de Proteção Ambiental e Iniciativas Promotoras da Vida.

Além disso, houve a categoria especial dedicada a “Projetos Destaques em Tecnologia”, que demonstrou como a inovação tecnológica pode ser uma aliada poderosa na proteção ambiental. Além das premiações de 2024, a conselheira Ivana Cei anunciou o lançamento de novas categorias para 2025, que reconhecerão também instituições públicas, privadas e personalidades que contribuam para a proteção ambiental.

Todos os direitos reservados © 2022 O Antagônico - .As Notícias que a grande mídia paraense não publica.
Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976