Em cerimônia realizada na tarde de quarta-feira, 9 de julho, no Salão Nobre da Procuradoria-Geral de Justiça, no edifício-sede do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), foram empossados na 3ª Entrância os promotores de Justiça Eduardo José Falesi do Nascimento e Lizete de Lima Nascimento. O ato solene foi presidido pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Tourinho.
Eduardo Falesi foi promovido pelo crietério de merecimento ao cargo de 10º promotor de Justiça com Atribuições Gerais de Belém e Lizete Nascimento pelo critério de antiguidade ao cargo de 2ª promotor de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Os empossados ingressaram no MPPA há 18 e 30 anos, respectivamente.
A cerimônia foi prestigiada por membros da administração superior, como os subprocuradores-gerais Joana Chagas Coutinho (Gestão e Planejamento Estratégico), Marcos Antônio Ferreira das Neves (Jurídico-Institucional), Hezedequias Mesquita da Costa (Técnico-Administrativa), procuradores de Justiça e promotores de Justiça.
A promoção dos dois membros à 3ª entrância foi aprovada por decisão unânime do Conselho Superior do Ministério Público, com base nos critérios de merecimento e antiguidade, conforme previsto no artigo 184, inciso II, da Constituição do Estado do Pará, e no artigo 90 da Lei Complementar nº 57/2006.
Durante a cerimônia, o procurador-geral Alexandre Tourinho destacou a importância da missão do Ministério Público e reforçou aos empossados o compromisso com a coletividade. “Nesse momento, meus irmãos, quero pedir a vocês: venham com a mesma garra com que entraram. Há algum tempo deixamos de defender o rei para ficar do lado do povo”, afirmou Tourinho, em um discurso marcado por reflexão sobre o papel do MP na sociedade.
“Incomodamos bastante. Defendemos os idosos, protegemos o meio ambiente, combatemos a improbidade administrativa, o crime organizado e tantas outras funções que nos deram. Hoje, claro, é apenas uma expressão, mas nós estamos em guerra na defesa dos direitos.”