Na 427ª reunião do Conselho Superior do Ministério Público do Amapá e 1ª Reunião Ordinária de 2025, os promotores de justiça Gláucia Porpino Nunes Crispino e Saullo Patrício Andrade foram promovidos na carreira ministerial. Já o promotor Alberto Eli Pinheiro de Oliveira foi removido na Entrância Final. O promotor Vinícius Mendonça Carvalho foi reconduzido ao cargo de secretário do Conselho. A reunião, última presidida pelo procurador-geral Paulo Celso Ramos neste biênio, ocorreu nesta segunda-feira, 17.
Participaram da reunião os procuradores de justiça Estela Maria do Nascimento Sá, Joel Sousa das Chagas, Maricélia Campelo de Assunção, e de forma virtual pelo procurador Alcino Oliveira de Moraes. Gláucia Porpino Crispino foi promovida por antiguidade, assumindo a vaga da então procuradora de justiça Judith Teles, que entrou para a inatividade em janeiro de 2025. A futura procuradora é da primeira turma de promotores concursados do MP-AP, com 33 anos de atuação. Atualmente está na titularidade da 2ª Promotoria de Justiça Cível e coordena o Núcleo de Apoio Técnico Administrativo (NATA/MP-AP).
O promotor de justiça Saullo Patrício está na Entrância Inicial em sua carreira no Ministério Público e, após cumprir as responsabilidades em comarcas no interior do Estado, foi promovido por merecimento para a titularidade da 2ª Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri de Macapá. Com a promoção, o promotor encerra suas atividades no interior, onde atua na comarca de Vitória do Jari, e inicia carreira na Entrância Final.
Membro do MP-AP desde 2008, quando foi realizado o 5º concurso do MP-AP, Alberto Eli Pinheiro foi removido por antiguidade na Entrância Final, e deixa a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, da Probidade Administrativa e das Fundações (Prodemap), onde estava desde 2020, e assume a 4ª Promotoria de Justiça da Família, Órfãos e Sucessões de Macapá. Na mesma reunião, o Conselho Superior aprovou a recondução do promotor Vinícius Mendonça Carvalho, também por aclamação, ao cargo de secretário do CS/MP-AP.